Plural dos Substantivos Terminados em -a no Italiano

Ciao Ragazzi! Tutto a posto? A nossa dica de hoje diz respeito ao plural dos substantivos terminados em –a e suas particularidades. Sei que se passou muito tempo, por isso pediria a vocês que dessem uma olhadinha (un’occhiatina) no post “Plural e Singular – Parte 1: terminação em –o/–a“, para que possam relembrar o que foi abordado anteriormente. Como sempre, vocês devem estar atentos às exceções. Contudo, não devem criar nenhum tipo de bloqueio, pois as exceções são sanadas com uso efetivo da língua. Normalmente, os substantivos femininos terminados em –a fazem o plural em –e, e os masculinas terminados em –o fazem o plural em –i:

Singolare Plurale
-a -e
-o, -a, -e -i

Nesse esquema geral, observam-se, porém, muitos casos especiais que veremos a seguir. Por uma questão didático-funcional, os substantivos são subdivididos em três classes de acordo com a desinência do singular: substantivos em –a, –o e –e. Os substantivos que no singular terminam em –a formam o plural em –i se são masculinos, e em –e, se femininos:

Singolare Plurale
il problema (m.) i problemi
il poeta (m.) i poeti
la casa (f.) le case
la strada (f.) le strade

Atenção: ala e arma [asa e arma], embora sejam substantivos femininos, fazem o plural em –i, ao invés de –e: le ali, le armi.

Os substantivos terminados em –ista ou –cida, assim como os outros que terminam em –a, que são denominados comuns de dois gêneros [genere comune], comportam-se GERALMENTE trocando a desinência em –i se são masculinos, e em –e, se são femininos.

Singolare Plurale 
il giornalista (m.) i giornalisti
il suicida (m.) i suicidi
il pediatra (m.) i pediatri
la giornalista (f.) le giornaliste
la suicida (f.) le suicide
la pediatra (f.) le pediatre

Por hoje acreditamos que seja suficiente, por isso, pedimos que tentem assimilar, por meio de exercícios, leituras ou música, o que vimos neste post e nos anteriores.

Exercícios

1) Passe para o feminino os substantivos masculinos abaixo e, em seguida, passe-os para o plural:

  • il gatto
  • il poeta
  • l’infermiere
  • il giornalista
  • il suicida
  • il consigliere
  • il collega
  • il custode
  • l’atleta

Arrivederci e buono studio!

Cláudia

Cláudia Lopes

Claudia Lopes é formada em letras pela UFRJ (português – italiano). Morou 8 anos na Itália, lecionou português na Università degli Studi di Bari; fala inglês fluentemente e estuda alemão. Mantém atualmente o site Affresco Italiano.

Mostrar 2 comentários