Sobre este blog

O Dicas de Italiano é um projeto colaborativo com o objetivo de auxiliar os estudantes da língua Italiana. Ele faz parte do Fórum de Idiomas.

Coordenador: alessandro at dicasdeitaliano.com.br (substitua o at por @)

Eu espero que você se divirta e aprenda muito neste blog. Ao ler um post deixe nos comentários as suas impressões e observações para os próximos leitores. Dessa forma você também estará colaborando com o aprendizado de outras pessoas.

Colaboradoras

Para nós é um imenso prazer colaborar com o “Dicas de Italiano”. Queremos ensinar, mas, com certeza, também temos muito a aprender. Somos duas brasileiras, residentes no exterior, e fomos colegas de estudo na UFRJ. Nos reunimos para dar uma vida a essa nova empreitada, graças ao nosso amor pelo aprendizado e ensinamento de línguas.

Sou Luciana Rodrigues, tenho 38 anos e resido em Roma há 12 anos. Sempre tive uma paixão enorme pelo aprendizado de línguas estrangeiras, e também por conhecer mais o nosso português. Iniciei com o estudo do inglês, ainda na adolescência. O aprendizado de uma língua também significa a abertura de novos mundos, novas culturas. Alguns anos mais tarde, ingressei na faculdade de letras da UFRJ e, ao mesmo tempo, estudava italiano no Istituto Italiano di Cultura. Conclui meus estudos universitários na Itália, e atualmente trabalho como tradutora, especializada em traduções técnicas, principalmente no Setor Oil & Gas. Também já lecionei português para alunos italianos, e tive o enorme prazer de trabalhar como pesquisadora lexicográfica para um dicionário italiano-português. Além de falar fluentemente inglês e italiano, tenho nível intermediário de espanhol e conhecimentos básicos de francês. Hoje o meu maior projeto e desafio é ensinar português à minha filhinha, porque quero que ela cresça perfeitamente bilíngue.

Eu sou a Cláudia Lopes, sou carioca, tenho 44 anos, morei na Itália por 8 anos e há dois anos moro na Suíça, no cantão alemão. Assim como a Luciana, sempre fui apaixonada pelo estudo e pelo ensinamento das línguas, principalmente o da minha língua materna, o português. Falar uma língua estrangeira não significa somente comunicar, mas entender a cultura, o pensamento e as tradições de um outro povo. Me formei em Letras (português-italiano) pela UFRJ em 2000 e já durante a graduação ensinava italiano nos Cursos de Língua Abertos à Comunidade da UFRJ e na ACIB (Associação Cultural Ítalo-Brasileira). Estudei também no Istituto Italiano di Cultura no Rio por três anos. Em 2001, fui viver no sul da Itália, precisamente no Salento (Lecce), um lugar mágico, cheio de histórias e tradições. Em Lecce, ingressei no curso de Filologia moderna, mas por razões pessoais ainda não pude concluí-lo. Lecionei português junto à Universidade de Bari (Università degli Studi di Bari) para estudantes italianos e estrangeiros; um desafio e uma experiência ímpar que jamais esquecerei, pois ensinar a nossa língua para um público estrangeiro não é tarefa das mais simples. Atualmente trabalho como professora de língua portuguesa junto a um curso de línguas em Zurique e como tradutora técnica especializada em vários setores, dentre os quais o mecânico. Falo fluentemente o italiano, o inglês e, nesse período, estou estudando o alemão. Tenho uma filha de quase 4 anos que já é trilíngue, fala português, italiano e alemão; ela sim que é feliz.

Ficamos à disposição para ajudar no que for possível e nosso contato é:

Luciana Rodrigues: luciana arroba dicasdeitaliano.com.br
Cláudia Lopes: claudia arroba dicasdeitaliano.com.br

Até mais (a presto) com as nossas Dicas de Italiano!

Bons estudos!

Mostrar comentários