Momento Cinematográfico Italiano: Nuovo Cinema Paradiso

Momento Cinematográfico Italiano: Nuovo Cinema Paradiso

Ciao Ragazzi, come va? Oggi parleremo di uno dei film italiani più belli degli ultimi tempi, che si chiama Nuovo Cinema Paradiso, del 1988, ambientado a Giancaldo, un piccolo paesino fittizio della Sicilia, scritto e diretto da Giuseppe Tornatore, un regista, sceneggiatore, produttore cinematografico e montatore italiano.

Il suo film è stato vincitore del Grand Prix della Giuria al Festival di Cannes nel 1989 e del premio Oscar come miglior film straniero nel 1990.

cinema_paradiso

Com certeza foi um dos filmes mais bonitos que já vi na minha vida. De tempos em tempos, sinto necessidade de revê-lo, pois há sempre alguma coisa nova a ser descoberta, detalhes que passam despercebidos devido à emoção que nos envolve desde o início da película.

Somos transportados pela música e por uma brisa suave para dentro de um mundo mágico, o mundo do cinema, única diversão da cidadezinha fictícia de Giancaldo, que Totò, o personagem protagonista (interpretado na fase adulta pelo ator francês Jacques Perrin) nos apresentará.

cinema_paradiso2

Uma noite, ao retornar a casa, a sua companheira lhe diz que havia recebido uma ligação da Sicília informando que um certo Alfredo (interpretado pelo ator francês Philippe Noiret) acabara de falecer e que o enterro seria no dia seguinte. A partir desse momento suas lembranças afloram, e ele começa a reviver cenas de uma infância difícil, sem o pai, morto na guerra, e de um amor frustrado, que lhe deixou marcas profundas, mas, sobretudo, da grande amizade com Alfredo, que o influenciou de modo definitivo, contribuindo para transformá-lo em um diretor de sucesso e reconhecido em toda a Itália.

Atenção…Abracadabra…olhe para o outro lado“… Pequeno trecho de uma dramática cena que descreve o incêndio no cinematógrafo da cidadezinha. Tudo se inicia como num passe de mágica, quando Alfredo e Totò decidem deslocar o projetor para o muro de uma casa da praça, em frente ao cinema, pois assim toda a multidão, que esperava do lado de fora, poderia assistir ao filme. Mas uma distração da parte de Alfredo provoca um incêndio que se propaga velozmente dentro da cabine de projeção, acidente fatal que o leva à cegueira permanente.

Coloco aqui o link do trailer do  filme. Creio que não sera difícil achar o filme completo e original em uma videolocadora ou encomendar o DVD pela internet.

A trilha sonora é de Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, responsável pela elaboração de trilhas sonoras de filmes que nos fizeram sonhar, como, por exemplo, Por uns dólares a mais, de 1965, e Era uma vez no Oeste, de 1968.

https://www.youtube.com/watch?v=hLe9gTKQ4LU

Arrivederci e buona visione!

Cláudia

Cláudia Lopes

Claudia Lopes é formada em letras pela UFRJ (português - italiano). Morou 8 anos na Itália, lecionou português na Università degli Studi di Bari; fala inglês fluentemente e estuda alemão. Mantém atualmente o site Affresco Italiano.

Mostrar 7 comentários