Culinária e Vinhos: Aprendizado Alternativo do Italiano

Cari lettori, hoje pensamos em dar uma dica para quem pretende ir à Itália, para quem na verdade já fala um pouco de italiano e quer se aprimorar, mas não tem tempo ou capital para fazer um curso tradicional.

Que tal aproveitar uma viagem de turismo e fazer um curso de culinária [corso di cucina] de uma ou duas manhãs/noites? Ou ainda participar de uma degustação de vinhos guiada [degustazione di vini guidata]?

Daremos dicas de associações que conhecemos pessoalmente, que organizam eventos muito “cool” e que podem dar a todos a oportunidade de aprender italiano em um ambiente dinâmico, divertido e totalmente diferente da tradicional sala de aula.

Aulas de culinária e degustações de vinhos

Local: Gambero Rosso
Site: www.gamberorosso.it

Gambero Rosso é um conglomerado empresarial que engloba um canal de TV temático (24 horas de programas ligados ao mundo da enogastronomia: programas de culinária, viagens enogastronômicas [viaggi enogastronomici] descobrindo o que de melhor e mais curioso (ou genuíno) podemos encontrar nos quatro cantos do mundo, etc.), editora e livraria, lojinha de utensílios para cozinha, bar e restaurante, organização de mega eventos. Organizam cursos de cozinha para “gente como a gente”, ou seja, amadores que têm um certo carinho e curiosidade em aprender a preparar coisas novas. O professor explica e prepara a receita, e em seguida os alunos preparam o que aprenderam durante a aula. Não só preparam, mas comem também!

O Gambero Rosso também organiza degustações e festivais do vinho com a presença de experts do setor. Alguns desses eventos custam uma média de 20 euros com infinitas degustações.

Degustações de vinhos e champanhe

Site: www.ateneodeisapori.it

A associação Athanaeum organiza uma degustação por semana, normalmente em algum hotel 5 estrelas ou restaurante no centro de Roma. Todas as degustações são guiadas por pelo menos um sommelier expert. Os preços variam de 20 a 40 euros, de acordo com a modalidade do evento (só degustação ou degustação com jantar). Os próximos eventos começarão no Outono, a partir de outubro de 2011.

Questo post mi ha fatto venire una fame…
[Esse post me deu uma fome…]

Claudia

Claudia e Luciana

Cláudia Lopes é formada em letras pela UFRJ (português-italiano). Luciana Rodrigues é formada em letras pela Università di Roma La Sapienza.

Mostrar 3 comentários